BALÉ CIDADE DE CAMPINA GRANDE
A qualidade alcançada em apenas quatro anos de existência confere ao Balé Cidade de Campina Grande o reconhecimento precoce do trabalho desenvolvido nos palcos da Paraíba e do Brasil. Mais notável ainda é constatar que a produção e a difusão de belíssimas coreografias são apenas parte de um projeto mais amplo, imbuído das diretrizes estabelecidas pela Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral para sua política cultural desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande através da Secretaria de Cultura e Teatro Municipal Severino Cabral.
Além de encantar plateias por onde passa, o Balé Cidade de Campina Grande realiza um trabalho exemplar de formação de público, de pesquisa e debate, preservação da memória da dança em Campina Grande, de produção de eventos sobre essa linguagem artística e projetos sociais de formação artísticas com os projetos “Dança Cidadã” onde oferece aulas de ballet clássico para crianças dos 7 aos 11 anos da rede municipal de ensino, o “Homens na Dança” que capacita rapazes dos 13 aos 30 anos com aulas de ballet clássico e dança contemporânea e o “Balé Jovem de Campina Grande” formado por 10 bailarinos escolhidos entre os melhores da Escola de Dança.
Dessa forma, o Balé Cidade de Campina Grande consolida-se como referência também em função de suas atividades extra palco, um trabalho amplo que enxerga a dança como elemento multifacetado e plural; um exemplo de como a Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral encara sua missão Institucional.
[ESPETÁCULOS – REPERTÓRIO]
METAL – 2017
METAL é fruto de uma pesquisa que foi construída em uma atmosfera baseada no figurativo, tendo como base imagens da parte química e cientifica dessas substâncias e na incessante busca humana pela riqueza desses metais, traduzidas no filme Serra Pelada e na fotografia de Sebastião Salgado sobre o tema.
Com coreografia de Rafael Gomes e Direção de Elenco e ensaios de Romero Mota, Metal dialoga diretamente com o coletivo e observa o comportamento do mesmo corpo no ambiente solitário. O diretor artístico Erasmo Rafael explica que “no seguimento, transformamos esse corpo no movimento das lavas vulcânicas que traz consigo uma rica composição mineral e também nos acentos da dança do pássaro negro Maleo, que com sua agilidade nas asas depende dessa energia e magnetismo”.
A trilha sonora é composta por ruídos industriais, onde são acentuados a lapidação e o rompimento de correntes afetivas. Também fazem parte da cena temas abordados no cotidiano contemporâneo, como o respeito à mulher, a diversidade e a personalidade.
No figurino, o pensamento de sustentabilidade tem como foco as roupas da década de 70, pesquisada em brechós urbanos, podendo assim manter a originalidade.
FICHA TÉCNICA:
Direção Artística e Produção Executiva: Erasmo Rafael
Roteiro e Coreografia: Rafael Gomes
Elenco: Cas Silva, Jardel Melo, Jessica Oliveira, Stênyo Pablo, Rebeca Farias, Romero Mota e Marley Lucena
Trilha Sonora: Luan Fernandes
Designer de Luz: Napoleão Gutemberg
Direção de Elenco e Ensaios: Romero Mota
Professor de Ballet Clássico e Dança Contemporânea: Romero Mota
Professora de Teatro: Regina Albuquerque
Fotografia: Rondinelle de Paula
Operador de Som: Natalia Rodrigues
Assessoria de Imprensa: Maria Zita Almeida
Redes Socias: Carol Vieira e Beatriz Vieira
Equipe de Produção: Allef Connery, Carol Vieira e Beatriz Vieira
FRESTAS, FÔLEGO E PELE – 2015
Frestas, Fôlego e Pele tem três palavras chaves que lhe dão sentido: inquietação, estranhamento e reflexão. Na verdade, estes três significados expressam a jornada do coreógrafo Romero Mota nos últimos tempos. Após um período de afastamento, ele retomou a dança para expressar o que tal fase de introspecção lhe trouxe, através do espetáculo para o Balé Cidade de Campina Grande.
Disposto a apostar em um trabalho cada vez menos engessado pelas regras, sejam da dança clássica ou da própria dança contemporânea, terreno que lhe deu reconhecimento, Romero procura, no espetáculo, um espírito modificador das engrenagens da sua dança.
Neste novo processo criativo, contou com jovens bailarinos de diversas idades e formações, para alcançar o que a crise pode trazer de útil à arte: o novo. “Mas um novo sem obrigação. Um novo com o único compromisso que a arte deve ter: a expressão”, diz o coreógrafo.
FICHA TÉCNICA
Direção Artística e Produção Executiva: Erasmo Rafael
Roteiro e Coreografia: Romero Mota
Elenco: Cas Silva, Jardel Melo, Stênyo Pablo, Maxwell Araújo e Marley Lucena
Colagem Musical: Romero Mota
Designer de Luz: Napoleão Gutemberg
Direção de Elenco e Ensaios: Romero Mota
Professor de Ballet Clássico e Dança Contemporânea: Romero Mota
Professora de Teatro: Regina Albuquerque
Fotografia: Rondinelle de Paula
Assessoria de Imprensa: Maria Zita Almeida
Redes Socias: Carol Vieira e Beatriz Vieira
Equipe de Produção: Allef Connery, Carol Vieira e Beatriz Vieira
A FEIRA – 2014
O Espetáculo de dança/teatro A Feira, em sua concepção coreográfica, propõe-se a fugir um pouco do clichê da moda, para resgatar as raízes da cultura local já que boa parte da dramaturgia de Lourdes Ramalho tem o mérito de enaltecer o regional.
Pela primeira vez, uma obra de Lourdes Ramalho é transposta para a linguagem da dança-teatro, onde os personagens, que ainda hoje podem ser vistos na tradicional feira de Campina Grande, ganham nova roupagem a partir da fusão do contemporâneo com o regional.
Coreografia, música e figurino, todos juntos, buscando resgatar nossa cultura, nossa pureza e autenticidade, através de uma linguagem nova, contemporânea.
Obra montado para as comemorações dos 150 anos de Campina Grande, nada mais oportuno do que apresentar um espetáculo de dança baseado na Obra homônima de Lourdes Ramalho, a montagem mostra a historia de uma pequena família que ao chegar à feira central de Campina Grande carregada de ilusões e esperanças, e é agredida e desagregada pela desumanização que ali se esboça… Choque entre população rural e urbana.
FICHA TÉCNICA
Roteiro Coreográfico: Baseado na obra homônima de Lourdes Ramalho
Roteiro e Coreografia: Myrna Maracajá
Direção Artística e Produção Executiva: Erasmo Rafael
Direção Dramática: Regina Albuquerque
Direção de Elenco: Romero Mota
Elenco: Balé Cidade de Campina Grande.
Professor de Ballet Clássico e Dança Contemporânea: Romero Mota
Professora de Teatro: Regina Albuquerque
Trilha Sonora: Quinteto Armorial
Sonoplastia: Romero Mota
Designer de Luz: Napoleão Nunes
Cenário: Renato Barros
Figurino: Jefferson Souza
Fotografia: Rondinelle De Paula
Equipe de Produção: Allef Connery, Beatriz Vieira e Carol Vieira
Assessoria de Imprensa: Maria Zita Almeida